Prof. Dr. Luiz Albérico Falcão visita campus da Universidade de Pernambuco, UFPE e UFRPE e faz doações de livros

Divulgar 2

Doação do livro Surdez e Cognição Visual: Estabelecendo Novos Diálogos 4ºedição, 2014 e o Livro Educação de Surdos: Ensaios Pedagógicos, 2012.

Divulgar

O livro apresenta o quadro com 80 configurações de mãos utilizados na comunicação em Libras e a técnica associativa das configurações para melhor ensino aprendizagem das pessoas ouvintes.

LIVRO  ED 4

O Programa de Formação de Multiplicadores Inclusivos – Proformi e o Programa Ciranda Auditiva, coordenados pelo Prof. Dr. Luiz Albérico Falcão desenvolve ações extensionistas, de pesquisa e formação profissional com cursos de Libras em três módulos para iniciantes e curso de instrutor de Libras com carga horária total 510 horas. O curso está estruturado com aulas presenciais e EAD para atender à toda a população.

A doação dos livros para as bibliotecas dos campis da Universidade de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco e demais Instituições Públicas de Ensino do País, faz parte do projeto de ampliação dos espaços de formação. Atualmente são oferecidos cursos de Libras com ênfase para a docência e educação de surdos, além de ênfase para a formação dos acadêmicos dos cursos de saúde da UPE: Medicina, Enfermagem nível técnico e superior, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Educação Física e Biologia. A formação não se limita aos acadêmicos, todos os profissionais da saúde e educadores podem ter acesso gratuitamente ao material on-line.

O professor tem orgulho de ressaltar que contribuiu com o desenvolvimento da Libras na UPE pontuando a Instituição como a primeira Instituição Pública do País a inserir a Libras como disciplina em 2004, no Campus de Santo Amaro.

Em 2008 o professor Luiz coordenou projetos de ampliação da Libras na UFRPE e UFPE. Com a escassez de material didático voltado para a especificidade da cognição visual e da educação de surdos, em 2010 iniciou uma jornada de distribuição de livros pelo Brasil, sendo referência a doação na Universidade Estadual de Londrina:  http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_N_Texto=9348&FWS_Cod_Categoria=2.

Em 2012 insere a Disciplina de Acessibilidade e Libras nas Engenharias da UPE e em 2014 abre a formação de Libras para todos os campis. E por ser on-line espera a participação a nível Nacional popularizando a libras para o reconhecimento por parte da população brasileira da Libras enquanto Patrimônio Nacional, por pertencer a todos os brasileiros.

Com as ações do Programa Ciranda Auditiva e do Proformi, o professor Luiz defende a criação de um espaço em Rede Nacional de Apoio e Orientação Familiar. “As famílias ouvintes com crianças surdas devem aprender e estabelecer a comunicação visuogestual desde o primeiro mês de vida do bebê. Assim, é um direito de todo o cidadão aprender Libras para acolher e inserir a criança surda com dignidade e autonomia, sem a dependência de intermediadores para que a cultura familiar e os saberes maternos transformem a vida de cada um.”